Resenha │ As Montanhas Se Separam

23.06.2016 │ 14:59

As Montanhas Se Separam é um daqueles filmes que assistimos e sentimos que ele poderia ser melhor. Muito melhor…
A trama do longa conta a história de Tao (Zhao Tao) e seus dois pretendentes, os amigos de infância Zhang (Yi Zhang) e Liangzi (Jing Dong Liang). Vemos tudo o que acontece ao redor desse trio em três períodos de tempo: 1999, 2014 e 2025. É como se fosse um Boyhood com um espaço de tempo maior entre os acontecimentos.
montanhasseseparamtop
Na primeira parte do filme (definitivamente a pior dele), vemos os três protagonistas bem jovens, quando os dois amigos disputavam o amor da amiga. Tao é extremamente infantil e enfadonha nesse pedaço, e o roteiro fraco e caricato deixa essa parte quase impossível de ser assistida. Já os outros dois terços compensam essa primeira parte chata e cansativa, trazendo novos protagonistas e tramas um pouco melhores e mais convincentes.
as-montanhas-se-separam-1100x671
A técnica usada pelo diretor Zhangke Jia (Em Busca da Vida) é bem interessante. Como temos o filme dividido em 3, cada uma das partes tem uma proporção de tela diferente. Além disso, a caracterização dos períodos de tempo é bem fiel nos anos de 1999 e 2014 e bem interessante em 2025, que é bem mais futurista e inovadora.
O grande problema do filme é não usar esses recursos ao seu favor. A história, que já não é nem um pouco original, deixa muitas pontas soltas e é chata ou ok na maior parte do filme. Os atores são até bons, mas o roteiro acaba prejudicando eles, fazendo com que você tome raiva de muitos personagens por questões que poderiam ser evitadas. E, por fim, temos alguns problemas de direção, que acabam aparecendo em toda a produção, deixando as partes boas de lado.
cena-do-filme-as-montanhas-se-separam-1466528200985_956x500
De qualquer forma, o longa acaba levantando algumas questões importantes pros dias de hoje. Temos a diferença de classes sociais, a briga da tradição com a modernidade e, além disso, a separação de pessoas queridas (retratada mais de uma vez e de formas diferentes). A grande questão levantada no final é: por que não demoraram mais a pré-produção disso? Esse filme poderia ser MUITO melhor, gente!
Nota:

[wpdevart_youtube]_LzvMPpL7Ak[/wpdevart_youtube]

As Montanhas Se Separam

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro