Assim é a Vida │ Resenhas: Quadro por Quadro

Resenha │ Assim é a Vida

14.12.2017 │ 08:36

“Assim é a Vida” é uma comédia francesa sobre promotores de eventos

Assim é a Vida, dirigido pelos diretores Eric Toledano e Oliver Nakache (Intocáveis e Samba), participou da 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. É uma coprodução entre França, Bélgica e Canadá, e possui um humor leve e fácil. Vale lembrar que os diretores do longa, na atualidade, são os mais badalados do cinema francês. O filme Intocáveis é aclamado como um dos filmes franceses mais vistos dentro e fora da França, tendo ganhado refilmagem na Argentina e norte-americana (ainda inédita). Isso já pode nos dar uma ideia da brilhante organização que o longa possui.

E organização é a palavra chave no filme, bom, pelo menos a falta dela, e é isso que gera o elemento cômico. Assim é a Vida conta a história de Max (Jean-Pierre Bacri), que por mais de 30 anos organiza festas e eventos. No filme, Max está no comando da organização de um grande casamento que ocorrerá em um castelo iluminista do século 17. É para ser um evento de luxo, o que é constantemente lembrado pelo noivo. Para garantir isso, Max conta com uma equipe que ao mesmo tempo é capacitada e atrapalhada.

Garçons, cozinheiros, fotógrafos, músicos e assistentes compõe todo o time da pequena empresa de Max, que com um bom coração tenta controlar tudo de forma impecável. O roteiro é bastante fluido, e os diálogos são bem pensados e nunca estão fora do lugar.

Assim é a Vida é um típico filme de comédia francês, mas com o benefício de tudo funcionar como em uma orquestra. São muitos personagens, mas nem por isso ficamos com a sensação de que eles foram pouco utilizados ou mal construídos. Pelo contrário, todos os personagens possuem uma função bem estabelecida dentro da estrutura do filme, e cada um, da sua maneira contribuiu para o sucesso do longa.

Esse brilhantismo de fazer funcionar um filme com muitos personagens não é fácil, tampouco uma tarefa para iniciantes ou amadores. Eric Toledano e Oliver Nakache mostraram mais uma vez a capacidade para construir e dirigir um bom filme. Para aqueles que querem experimentar uma comédia fora dos padrões hollywoodianos, devo recomendar Assim é a Vida. Vale muito a pena!

Assim é a Vida

(Le sens de la fête)
País: Bélgica, Canadá, França
Direção: Olivier Nakache, Éric Toledano
Roteiro: Olivier Nakache, Éric Toledano
Elenco: Jean-Pierre Bacri, Jean-Paul Rouve, Gilles Lellouche
Ano: 2017
Duração: 1h57

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro