Habitantes dos cantos escuros da internet, última chamada para a nossa excursão anual até o Acampamento Crystal Lake. Não esqueçam do repelente, protetor solar, barraca, saco de dormir, e é claro, estar em paz com o seu macabro destino.
Há mais de 20 anos fechado, o novo proprietário juntamente com jovens conselheiros preparam o acampamento Crystal Lake para sua reabertura ao público, ignorando totalmente os avisos dos residentes sobre uma suposta maldição do local que levou a alguns assassinatos no passado.
As férias chegaram, e um dos destinos mais populares é o acampamento de verão, em que crianças, supervisionadas por jovens adultos, passam dias acampando, se conectando com outras crianças e com a natureza, nas mais variadas atividades.
O Acampamento Crystal Lake ficou por muito tempo fechado, mas, agora, sob nova direção, pretende reabrir para proporcionar a tão popular e cultural experiência para a próxima geração de jovens, por isso, dias antes de abrirem as portas, o atual dono e uma nova leva de conselheiros – como são chamados os adultos que supervisionam as crianças – trabalham duro para arrumar todo o lugar para a reinauguração.
No entanto, a cidade de Crystal Lake é envolta em algo que os moradores mais antigos chamam de “maldição”, já que o acampamento guarda histórias terríveis, de mortes, assassinatos, dor e muita tristeza. Na esperança de que tudo daria certo, e de que a preocupação dos cidadãos era uma mera crendice, tudo continua conforme o planejado, e mesmo com uma forte tempestade se aproximando, os conselheiros tentam curtir sua “última noite” antes da reabertura. E é assim, no meio da noite, totalmente despreocupados, que tudo começa a dar errado, e um por um dos jovens são caçados por um assassino misterioso.
Alguém sobreviverá até o amanhecer?
Antes do enorme e afiado facão, da icônica máscara de hockey, de um dos maiores assassinos das telas, e até mesmo do saco de estopa sendo usado na cabeça, a cidade de Crystal Lake já era amaldiçoada, assombrada por horrores e assassinatos não resolvidos, perpetrados por mentes intoxicadas pelo mal, e/ou corações desprovidos de compaixão.
A genialidade da obra não se encontra somente em fazer o melhor com o pouco que se tem, mas também em trazer um dos plot twists mais surpreendentes dos filmes de terror, e além disso, a característica mais forte, uma verdadeira película de horror.
Um detalhe interessante é a utilização de filmagem em primeira pessoa para manter o suspense, assim como a identidade do assassino preservada aos olhos do espectador. Tendo assim, com exclusividade, o ponto de vista do assassino na cena.
Em Sexta-Feira 13 o horror é o personagem principal, ele é o “início e fim”, o “alfa e ômega”, em que além das características habituais dos filmes Slasher, traz um elemento de suspense importantíssimo, sustentado por quase toda a obra, em que nem os personagens, e nem os espectadores sabem quem é o assassino, aliás, durante boa parte do filme, o núcleo principal de personagens nem sequer sabe que existe um assassino à solta, e que seus destinos já estavam traçados o tempo todo.
“Você sabia que um menino se afogou um ano antes dos outros dois serem mortos? Os conselheiros não estavam prestando atenção… Estavam fazendo amor enquanto aquele menino se afogava. Seu nome era Jason”.
Para o desenvolvimento dos efeitos especiais práticos, assim como a maquiagem necessária nas mortes, Cunningham, que nutria uma grande admiração por Despertar dos Mortos de George A. Romera, contratou Tom Savini, hoje considerado um dos grandes nomes do Horror.
O sucesso deste capítulo inicial foi tão grande, que povoa até hoje as mentes artísticas inquietas, influenciando diversas produções, filmes e personagens. E ao longo dos anos criou uma franquia presente até hoje que continua muito viva na cultura pop mundial.
No total, contando com o divertido Freddy vs Jason, e o Reboot de 2009, já são doze filmes no total, uma série televisiva, uma novelização da obra original, histórias em quadrinho, e vários jogos de videogame.
Curiosidades:
- Uma das primeiras aparições de Kevin Bacon nas telonas.
- Devido ao sucesso de Halloween em 1978, Sean S. Cunningham começou a anunciar seu filme Sexta-Feira 13, mesmo sem ter um rascunho completo do filme.
- O orçamento para a película foi baixíssimo, até mesmo para a época, cerca de U$ 500.000,00.
- Apesar das adversidades, Sexta-Feira 13 foi tão bem nas telonas do mundo todo que faturou cerca de dez vezes mais do que seu orçamento, em torno de U$ 59 milhões de dólares.
Até o dia desta postagem, 13/10/2023, Sexta-Feira 13 se encontra disponível nos serviços de streaming: HBO Max, Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes e TV, e Youtube.