Um Filme de Cinema

Onde assistir
"Um Filme de Cinema": uma desventura na sétima arte

Um Filme de Cinema, para o azar dos desavisados, em breve ocupará as salas de cinema, mas se você acompanha o Quadro por Quadro, já pode se poupar dessa grande perda de tempo!

No filme, dirigido por Thiago B. Mendonça, Bebel é a filha de um diretor de cinema decadente. O filme o mostra como um homem apático, descontente e frustrado ao longo dos 84 minutos de duração, fazendo com que, em alguns momentos, tenhamos lampejos de otimismo com pensamentos do tipo: “Ah! Deve ser agora que o filme engrena!”. Só que não, esse momento nunca chega!

A proposta tem como tema principal a intenção de transmitir o conhecimento sobre a história da Sétima Arte ao público infantil. Na elaboração do roteiro destinado a explorar esse tema, Bebel é encarregada de realizar uma tarefa escolar em conjunto com sua turma. Ela conta com a ajuda de seu pai, Rodrigo Mendonça, na execução desse trabalho. Rodrigo, por sua vez, está engajado, porém, demonstra certo desânimo em relação ao filme que está produzindo para concorrer no “Festival do Cinema Impossível”. Parece irônico, mas esse é o nome do festival em que ele pretende participar.

No decorrer do filme, intercalado por cenas aleatórias dos filmes do cinema mudo de Charles Chaplin, grande parte da obra é composta por cenas das filmagens amadoras realizadas por Bebel. Isso confere ao filme um caráter confuso e cansativo. Surge então a pergunta: se um adulto não consegue se prender e ter prazer em assistir a essa obra por pouco mais de 1h20, sabe Deus, qual criança terá essa paciência?!

A verdade é que este filme é marcado por um conjunto tão grande de falhas que se torna difícil apontar com precisão qual delas é a pior: o elenco, que apresenta atuações toscas, o roteiro carente de uma história envolvente ou a edição sem uma estrutura clara.

Um Filme de Cinema se encaixa na categoria de filmes que você escolhe quando deseja aproveitar a sala de cinema para um encontro romântico ou para tirar um cochilo tranquilo. Afinal, a intenção aqui não é realmente se concentrar no conteúdo do filme. Trata-se de um filme chato, sem emoção, cansativo, sem graça e que no fim, você se questiona: por que eu não fui embora nos primeiros minutos e fui dar uma de otimista achando que isso poderia melhorar?

Você também pode gostar...