Venus

Onde assistir
“Venus” é uma salada com ingredientes demais e pouco tempero

Essa semana comentei no post do filme O Clube de Leitores Assassinos o quanto a minha expectativa é alta com filmes de terror europeus. Aí você pega Venus, um filme produzido por ninguém menos que Álex de la Iglesia (O Dia da Besta, O Quarto do Bebê, As Bruxas de Zugarramurdi, O Bar, Encurralados em Veneza e 30 Monedas) e dirigido pelo monstro Jaume Balagueró (A Seita, A Sétima Vítima, Terror em Mercy Falls, Enquanto Você Dorme e a espetacular franquia [Rec]) e a culpa é minha da expectativa ter ido parar lá no infinito? Poxa vida né, o filme é de terror (que eu adoro), é espanhol (quase sempre são ótimos) e ainda tem esses dois envolvidos. Na boa, eu esperava no mínimo o melhor filme do ano e infelizmente quebrei a cara feio, mas feio mesmo.

O filme é uma mistura de drama, suspense, terror e ficção. Virou uma bagunça generalizada sem sentido, lenta, repetitiva e extremamente chata. Tem de tudo um pouco. Tem criminosos, dançarinas, traficantes, demônios, monstros, gente chorando, rituais e um toque de H. P. Lovecraft. É muita coisa para um filme só.

O filme caiu naquele ditado “quem tudo quer, nada tem”. Se tivessem direcionado para um ou no máximo dois desses pontos poderia ter rendido algo no mínimo interessante e que valesse a pena assistir. Mas da forma que foi ficou complicado porque a cada mudança de cena parecia que você estava vendo um filme diferente. Em alguns momentos até cogitei se eu tinha dormido e perdido algo porque a mudança era radical e sem sentido.

Apenas colocar uma protagonista bonita, jogar uma ou outra cena bizarra ao longo de 1h40 e um gore bonito em uma cena, bonito mesmo, porém desnecessário, não é o suficiente para sustentar essa bagunça de história. Você fica perdido sem saber se torce para alguém viver ou se para todo mundo morrer e o seu sofrimento acabar.

Pode ser que a culpa seja da expectativa que criei? Olha, normalmente eu diria sim. Justamente pelo começo do meu comentário explicando o porquê de a expectativa ser tão alta. Mas nesse caso, eu culpo o filme mesmo por ser ruim e bagunçado. Gente, foco é tudo na vida, foca num ponto e segue, vai fundo. Atirando para todo lado você até acerta uma ou outra coisa, mas o resultado é terrível.

Enfim, segunda decepção espanhola na mesma semana, tô chateado viu =/.

Você também pode gostar...