Zona de Exclusão

Onde assistir
"Zona de Exclusão" é um bom filme e triste, mas que acaba se perdendo por causa da sua longa duração

Zona de Exclusão é bom e aborda um assunto triste e que infelizmente sempre fez parte da história do ser humano e vem se tornando mais recorrente: a intolerância e o extremismo.

No filme, vemos uma família de refugiados sírios tentando escapar dos conflitos em seu país tentando refúgio com um parente, porém durante a “fuga” acabam na fronteira entre Polônio e Belarus que está em crise humanitária e aí o caos e o sofrimento começam.

Não existe mais respeito ou dignidade, são humanos que se acham melhores que outros humanos tratando-os como lixo, jogando para lá e para cá como se fossem malas e usando os refugiados para seus próprios propósitos no conflito.

Tem algumas cenas bem tensas, em vários momentos dá muita revolta e tristeza. Esperança mesmo você não tem nenhuma assim como os personagens. É nítido no olhar perdido e sofrido de cada um que estão apenas esperando que o sofrimento acabe. Sofrimento esse que não entendem por que estão passando, estão sendo alvos, não fizeram nada para nenhum daqueles soldados, eles apenas querem asilo para tentar recomeçar a vida.

Tudo isso o filme mostra bem e no começo é comovente e revoltante. Mas com a duração de 2h30 o filme acaba se tornando repetitivo e cansativo. Eu sei que 2 horas da minha vida não são nada comparadas ao sofrimento de semanas e meses que os refugiados passam e não é essa a questão aqui, já ficou claro todo esse sofrimento, então não tem porque ficar repetindo a mesma situação ou situação semelhantes várias vezes por um período de tempo tão longo. Da forma como foi feito o que começou como empatia acabou se tornando cansaço, chegou um momento que eu só queria que o filme acabasse logo porque não aguentava mais ver aquelas pessoas sendo tratadas daquela forma.

Como eu disse ali no começo, o filme é bom, mas a longa duração o tornou cansativo e em alguns momentos ficou a impressão que perdeu o foco. De toda forma, vale a pena conferir por causa do tema abordado. E no final as mensagens e informações que aparecem na tela sobre o conflito fazem você (eu né) se sentir mal por ter reclamado que o filme foi lento, sendo que eu estava confortavelmente assistindo o filme em paz, sem nenhuma ameaça, totalmente seguro enquanto as pessoas continuam morrendo tentando cruzar essa (várias) fronteiras em busca de um recomeço com o mínimo de dignidade.

Você também pode gostar...