Anatomia de uma Queda

Onde assistir
"Anatomia de uma Queda": Suspense profundo e enigmático

Anatomia de uma Queda é um suspense psicológico francês dirigido por Justine Triet. O filme conta a história de Sandra, uma escritora alemã que vive com seu marido Samuel, seu filho cego Daniel e o cão guia Snoopy, em uma pequena cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita. Após um ano do ocorrido, Sandra vai a julgamento pelo júri popular, tendo somente o filho como testemunha auditiva do acontecimento.

O filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2023.

A direção de Triet é um dos pontos fortes da obra. Ela cria uma atmosfera de suspense e mistério que mantém o espectador envolvido até o final. Triet também é hábil em explorar as nuances da psique humana, criando personagens complexos e multifacetados.

O roteiro de Ameline é inteligente. Ele apresenta várias possibilidades para o que aconteceu com Samuel, e deixa o espectador livre para interpretar o filme da maneira que quiser.

As atuações de Hüller e Theis são excelentes. Hüller é convincente como Sandra, uma mulher complexa e ambivalente. Theis também é muito bom como Samuel, um homem enigmático e perturbado.

A fotografia de Chizallet é simplesmente bela. Ela ajuda a criar a sensação de isolamento e claustrofobia que o filme transmite.

A trilha sonora é curiosamente interessante, pois explora exageradamente a faixa “Pimp”, de Bacao Rhythm & Steel Band, música que estava tocando em alto volume na hora do assassinato no início do filme e nos coloca em perplexo desconforto social. Impossível não ficar com a canção na cabeça após assistir o longa de 2h23.

Em suma, Anatomia de uma Queda é um filme muito bem elaborado e instigante. É um enigma latente que explora temas como a culpa, a vingança e a natureza humana e dependendo do ponto de vista, a queda pode ter sido um acidente, um assassinato ou até mesmo suicídio.

O que é mais interessante: uma escritora que matou o marido ou um professor suicida? Esta é a questão chave do ponto de imersão do filme. No entanto, o final aberto pode ser frustrante para alguns espectadores, pois será interpretado de várias maneiras…

Você também pode gostar...