Na Próxima, Acerto no Coração

13.08.2015 │ 12:00

13.08.2015 │ 12:00

Baseado no livro de Yvan Stefanovitch, que conta o caso Alain Lamare, ocorrido na França nos anos 70, “Na próxima, acerto no coração” é um filme policial tenso, com um protagonista frio, metódico e calculista.
Interpretado pelo ótimo e lindíssimo Guillaume Canet (que está feio no papel, não se sabe como – pessoal da maquiagem, parabéns!), Franck Neuhart é um gendarme – uma espécie de força militar francesa – na cidade de Oise, França. Respeitado pelos colegas e discreto em sua vida pessoal, Franck mata moças a sangue frio nas horas vagas e, como faz parte da equipe de gendarmes que investiga o próprio caso, consegue despistar seus colegas e continuar a cometer os crimes hediondos.
Logo na primeira cena, ele mata uma moça, toma um banho e volta para fazer a ronda da noite. E assim seguem seus dias, procurando garotas a esmo como suas próximas vítimas e depois escrevendo cartas anônimas em nome do assassino. Curioso é que ele se autoflagela após os crimes, uma forma de punição pelos pecados cometidos.
Em meio às matanças do assassino em série, Franck vê em sua faxineira, Sophie (Ana Girardot), um possível envolvimento romântico. Ele então começa a procurá-la e tenta impulsionar sua vida amorosa, mas logo sua aparente doçura se transforma em grosseria e ameaça.
Embora Franck seja intimamente muito frio e solitário, em meio a seus colegas gendarmes se apresenta mais desenvolto e comunicativo. Essa capacidade de se portar de outra forma no convívio com os colegas de profissão só contribui para que ninguém desconfie dele. Mas como nem tudo são rosas, os homicídios começam a levantar suspeitas de que o culpado pode estar mais perto do que imaginavam.
Com uma trilha sonora excelente, que dá um tom melancólico às cenas brutas e chocantes de violência para suavizar em outros momentos, mas sempre transmitindo uma tensão palpável, o filme acerta o tom ao entregar um suspense que retrata o psicopata que foi chamado de “o assassino de Oise”, seus hábitos, sua rotina, visto inteiramente pelos olhos do assassino.

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    UP - Altas Aventuras
    03.09.2009
  • Leia mais
    Macbeth: Ambição e Guerra
    24.12.2015
  • Leia mais
    Relacionamento à Francesa
    03.12.2015
Quadro por Quadro