Operação Avalanche

09.06.2016 │ 10:40

09.06.2016 │ 10:40

Os longas com filmagens encontradas estão por aí desde A Bruxa de Blair (1999) e o público não parece mais impressionado, especialmente com o gênero terror. Mas o diretor Matt Johnson consegue fazer algo inteligente com o gênero, no filme selecionado para a abertura do 5º Olhar de Cinema, Operação Avalanche.
Na comédia/suspense, também selecionado no último Festival de Sundance, quatro agentes disfarçados da CIA são mandados para a NASA posando como uma equipe de documentaristas, em 1967 . O que eles descobrem leva a uma das maiores conspirações na história dos Estados Unidos.
Nós todos sabemos que os Estados Unidos foram o primeiro país a pisar na lua depois que a Rússia conseguiu ser pioneira no lançamento do satélite Sputnik. Mas temos certeza disso tudo? As teorias da conspiração dizem que o pouso na lua foi falsificado, e Operação Avalanche nos mostra como se deu essa falsificação em um dos filmes mais originais sobre a corrida espacial que você já viu.
O diretor Matt Johnson interpreta um dos agentes da CIA, coincidentemente chamado Matt Johnson. Ele trabalha no departamento de vídeo da agência. Desesperado por conseguir uma missão melhor, ele usa sua experiência em vídeo para lançar uma ideia e ajudar a encontrar o russo que a CIA acredita estar infiltrado dentro da NASA, sabotando os conhecimentos da agência americana e mantendo a União Soviética à frente da corrida espacial.
01OperacaoAvalanche
Mas a caça ao infiltrado se transforma em algo totalmente diferente quando ele descobre que a NASA não possui a capacidade real de fazer os astronautas americanos pousarem na lua, como previsto anteriormente e prometido por seu presidente. Desesperado para completar uma missão significativa, Johnson propõe que o a CIA produza um vídeo falso com o pouso na lua. E é aí que o filme realmente decola.
Bebendo na fonte de teorias da conspiração muito discutidas, o filme poderia muito bem se passar por um documentário convincente contra a CIA enganando o povo americano (assim como a transmissão de Guerra dos Mundos, por Orson Welles). Até Stanley Kubrick faz uma ponta acertada no filme, durante as filmagens de 2001 – Uma Odisseia no Espaço.
02OperacaoAvalanche
Enquanto você espera que o filme seja somente sobre os segredos e o suspense por trás de toda a missão, você pode estar enganado. Matt Johnson faz de Operação Avalanche puro entretenimento. Seu personagem no filme é um cineasta nerd excessivamente entusiasmado e trapalhão que quer apenas colocar o seu talento em uso, e sua personalidade proporciona uma boa comédia, que também torna o mistério e a tensão muito mais contundentes quando aparecem para tornar as coisas mais sérias.
Além da qualidade do filme em si, sua produção é ainda mais impressionante. Johnson e sua equipe realmente enganaram a NASA fazendo-os acreditar que eles também eram uma equipe de documentaristas cheio de perguntas e assim obtiveram entrevistas com a equipe real da agência espacial. Além disso a recriação do curta metragem “falsificado” com o pouso na lua, através de efeitos especiais práticos, é de uma homenagem a história do cinema como não vemos há tempos.
03OperacaoAvalanche
No final, Operação Avalanche é um mergulho divertido na história conspiratória americana. Johnson se mostra um cineasta talentoso e o filme é uma opção interessante para a abertura do 5º Olhar de Cinema. Que venham os próximos!
Nota:

Varilux

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro