Ramona, uma História de Amor à Primeira Vista

Onde assistir
"Ramona, uma História de Amor à Primeira Vista": Um retrato sincero e cativante dos dilemas modernos

A comédia romântica espanhola Ramona, uma História de Amor à Primeira Vista, estreia esta semana em telas brasileiras. Com direção e roteiro de Andrea Bagney, o filme que já arrebatou prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Atriz e outros no circuito europeu desde seu lançamento em 2022, promete fazer o mesmo com o apreço do público.

Ramona (Lourdes Hernández) é uma mulher que vive intensamente suas múltiplas faces, mas não por opção, e sim por sentir que esse é justamente o elemento que lhe escapa: um objetivo e propósito maior. Ela tem muitos desejos, quer se mudar, quer ser mãe, quer ter uma carreira mais estável, contudo, uma força oculta parece sempre lançá-la em diversas direções simultâneas e não para um caminho certo. Sua intenção do momento é investir toda essa energia dissipada em uma carreira de atriz, e por isso, ela se enche de coragem para enfim realizar uma audição. Assim que entra no set de testes, Ramona se depara com uma reviravolta final que a vida deixou à sua espera.

Antes que a exibição da introdução acabe, o clima do filme já está definido. Composto majoritariamente por cenas em preto em branco, os primeiros segundos dão o tom de película antiga que flerta com a modernidade no melhor estilo possível. E assim a história começa.

Nos deparamos com uma personagem que, se fosse mais real, sairia da tela para dividir seus dramas conosco. Seus anseios, aquilo que a diverte, que a faz ser quem é, uma mulher dona de uma personalidade incrível, garantem atenção a trama do começo ao fim.

Por falar nisso, esse enredo alterna entre esconder e escancarar detalhes sublimes de filmagem e história que mantém um ritmo excelente durante todo o filme: da cena cotidiana em que ligamos para alguém nos esperar em casa com a luz acesa, passando por um olhar captado de forma espontânea, segundos antes da pessoa tomar conhecimento que estava sendo observada com carinho, até a sensação de que a cor de tudo que nos rodeia se intensifica quando fazemos algo que amamos, quando estamos perto de quem nos quer bem.

Ah se pelo menos a vida fosse tão fácil quando é se deixar levar por Ramona! Espere por um longa inteligente, singelo, que sobreviveu aos desafios de uma produção pré e pós-pandêmica sem perder sua essência, e com a medida perfeita de arte que todos merecemos semanalmente.

Você também pode gostar...