Resenha │ À Beira Mar

03.12.2015 │ 12:36

Roland é um escritor que ficou famoso após o lançamento do seu livro de estreia. Já o segundo livro não foi tão bem recebido e agora ele enfrenta um bloqueio criativo. Ele e sua esposa Vanessa partem por tempo indeterminado para a deslumbrante ilha de Malta, onde, além de inspiração para um novo livro, buscam superar a crise que acometeu seu casamento.
01ABeiraMar
O enredo tem uma premissa interessante, e fica ainda mais atraente pois o casal é interpretado por Brad Pitt e Angelina Jolie (que passa a se apresentar com o acréscimo do nome Pitt). Além da beleza dos atores, as paisagens e as tomadas agraciam aos olhos, assim como o figurino classudo da década de 70.
O longa, escrito e dirigido por Angelina, tem um início lento. A crise pela qual o casal passa não nos é escancarada logo de início. Testemunhamos a existência de um abismo entre o casal pelos primeiros 40 minutos do filme, e este é seu maior problema — Angelina tem necessidade de enfatizar tanto estas circunstâncias que a primeira metade do tempo de projeção se arrasta entre melancolia excessiva e belas paisagens.
02ABeiraMar
Há uma reviravolta quando Vanessa descobre um orifício na parede de seu quarto, que permite a ela, e posteriormente também ao marido, observar um jovem e apaixonado casal no quarto ao lado. Agora, além da plateia, também os personagens passam a ser voyers do relacionamento alheio. Lea (Mélanie Laurent, de Bastardos Inglórios) e François (Melvil Poupaud, de Laurence Para Sempre) representam tudo aquilo que Vanessa e Roland não vivenciam mais: paixão, afeto e cumplicidade.
Todo o elenco entrega performances competentes, mas o destaque fica para Michel (Niels Arestrup, de Cavalo de Guerra), o senhor proprietário do bar onde Roland se embebeda diariamente. Sua vivência e ternura são um contraponto para a a frieza que se impôs entre o casal, e o experiente ator transmite esses sentimentos com seu olhar.
03ABeiraMar
Assim como o barco que Vanessa observa partir e voltar diariamente, em meio a sua monotonia, assistimos À Beira Mar por tempo demasiado. Mas é uma experiência agradável aos olhos, e em seu silêncio, nos faz refletir e ponderar sobre as questões da vida.
Nota:

[wpdevart_youtube]jKh67UU0V3U[/wpdevart_youtube]

À Beira Mar

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro