Resenha │ O Futebol

21.04.2016 │ 09:39

Poucos dias atrás, o documentário O Futebol dirigido por Sergio Oskman vencia o 21° Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. E com muita razão! O filme é um deleite para o público que prefere obras reflexivas. Mas não espere temas políticos, filosóficos ou espirituais. O assunto principal é a vida.
O filme trata sobre o reencontro entre pai e filho, que se reaproximam depois de 20 anos, escolhendo a Copa do Mundo de 2014 como mediadora. O futebol é tema e personagem, é o que une, além do sangue, dois homens que não sabem o que dizer. Em diversos momentos, a sensação de incomodo presente em algumas cenas consegue nos envolver. Torcemos para que a reaproximação seja efetiva, como também entendemos como é difícil esse processo. Todos, em algum momento da vida, passamos por uma situação parecida, nos esforçando para retomar algo que deixamos para trás.
01OFutebol
O documentário é sobre isso, é sobre lembranças de uma convivência, muitas construídas pelas ideias romantizadas de Oskman a respeito de seu pai. Diretor, roteirista e personagem de seu próprio filme, Oskman nos presenteia com planos silenciosos, mas recheados de significados. Arrisco dizer que poucos planos são vazios de sentido. Em sua grande maioria, o documentário nos oferece metáforas visuais, pequenas poesias urbanas da vida.
O filme é uma mistura de ficção e realidade. A impressão é a de que todos as cenas foram planejadas, tudo se encaixando, mesmo quando o inesperado intervém. E não é assim o próprio futebol? Com regras e jogadores, cada qual desempenhando um papel, ninguém pode dizer com segurança o resultado. Tudo pode mudar radicalmente, inclusive nos minutos finais do jogo. E mesmo quando alguém tenta burlar o sistema, comprando os resultados, o destino nos deixa escapar as conseqüências, das quais precisamos estar preparados pra enfrentar.
02OFutebol
O Futebol é um documentário que explora expectativas e frustrações, tópicos presentes na minha e na sua vida. O diferencial ficou pelo cantar do silêncio, foi com ele que pudemos ouvir os anseios de Oskman e de seu pai, foi quando viramos uma torcida desejando por um final feliz, porque é isso que desejamos para nós mesmos.
Nota:

O Futebol

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    X-Men: Apocalipse
    17.05.2016
  • Leia mais
    Tudo Vai Ficar Bem
    10.03.2016
  • Leia mais
    Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
    18.11.2010
Quadro por Quadro