Aqui vão algumas informações rápidas sobre o filme:
- É uma comédia romântica com cenas dramáticas. Vai te fazer rir e chorar.
- Foi filmado durante a primavera do Japão.
- Tem paisagens e cenários belíssimos.
Qual a história de “Sidonie no Japão”?
Sidonie é uma escritora francesa renomada, e está de luto por seu falecido marido. Convidada para ir ao Japão para o relançamento de seu primeiro livro, ela é recebida por seu misterioso editor japonês, que a leva a Kyoto, a cidade dos santuários e templos. À medida que viajam juntos pelas flores da primavera japonesa, aos poucos ela se abre para ele. No entanto, o espírito do falecido marido continua a assombrar Sidonie, e ela terá que finalmente deixar o passado para trás e se permitir amar novamente.
Vale a pena ver “Sidonie no Japão?
Na maioria das vezes eu tenho bastante assunto para escrever a respeito de um filme. Mas dessa vez vou pedir desculpas. Esse filme me pegou de surpresa. Me fez chorar durante sua meia hora final. Isso porque a história me tocou profundamente. Nos últimos anos eu perdi algumas pessoas importantes para mim. E Sidonie foi como um eco em meu coração.
É complexo compartilhar dores com quem nunca as sentiu. Talvez, se eu tivesse visto esse filme 10 anos atrás, minha visão seria outra. Tudo depende de quão pesado são nossas memórias. Infelizmente à medida que vamos envelhecendo, vamos perdendo pessoas, e aumentando nossas memórias. Que nem sempre são boas. Mas são nossas.
Sidonie no Japão nos ajuda a refletir, e nos diz “tudo bem se sentir triste. Mas que tal mudar isso?”. Experimentar o novo exige sair de uma zona de conforto, que na maioria das vezes não é nada confortável. Mas se faz necessário. Muitos filmes fizeram sucesso com esse tema. Um exemplo disso é Comer, Rezar e Amar de 2013.
Diferente do tom comercial dos filmes americanos, Élise Girard decidiu filmar o longa com um olhar bem autoral. O filme é como uma poesia repleta de metáforas e sonoridades. É um filme realmente muito bonito.
Acredito que Sidonie no Japão possa tocar muitas pessoas da mesma forma que me tocou. Como também pode ser visto como um filme leve e bobo para alguns. Tudo depende da sensibilidade que cada um possui.
Seja pelo roteiro ou por apreço a arte, Sidonie no Japão é um tesouro do cinema francês contemporâneo. Arrisco a dizer que se tornou um dos meus filmes favoritos. Então não é surpresa eu dizer que recomendo!