Os Fantasmas de Scrooge

Onde assistir
"Os Fantasmas de Scrooge": Uma viagem imersiva ao espírito natalino

Natal não é Natal sem um conto clássico, e hoje a dica da nossa ilustre lista é o filme Os Fantasmas de Scrooge.

A história você já conhece, Scrooge é um velho rabugento e extremamente sovina que despreza tudo que o Natal representa. Na noite do dia 24 de Dezembro, ele tem o primeiro de uma sequência de encontros inusitados: o fantasma de seu sócio vem ao seu quarto para avisá-lo de que ele será visitado por três outros fantasmas. Scrooge não acredita de imediato, mas conforme a noite avança ele tem experiências que mudam sua vida para sempre.

Assim como outros grandes sucessos do cinema que fizeram parte da nossa lista (como este aqui), Os Fantasmas de Scrooge também é inspirado em uma obra literária mundialmente conhecida. Neste caso é o livro do autor inglês Charles Dickens, escrito em 1843 para, pasme, pagar algumas dívidas. Dickens não contava com o sucesso estrondoso da história que seria lida, relida e reinterpretada nas mais diversas formas nos séculos seguintes, e em 2009 foi a vez da Disney contar pela 3º vez sua versão.

O diretor Robert Zemeckis não foi uma escolha leviana para a direção do longa. Conhecido por sua predileção pela tecnologia motion capture (A Lenda de Beowulf e O Expresso Polar), ele empregou essa técnica no desenvolvimento do filme, que contou com uma equipe célebre de grandes estrelas do cinema: Jim Carrey no papel principal de Ebenezer Scrooge, Garry Oldman como Bob Cratchit, Colin Firth como Fred, sobrinho de Scrooge, e muitos outros. Hoje, depois de Avatar e tantos longa-metragens que já elevaram a técnica a outro patamar, o filme pode parecer ultrapassado, um pouco travado talvez, mas é apenas impressão, o trabalho dos atores e atrizes, que não só interpretaram seus personagens de destaque mas também emprestaram suas vozes para personagens secundários, ficou impecável. Jim Carrey por exemplo deu vida a 7 personagens, incluindo os fantasmas dos Natais.

Indo um pouco além da tecnologia em si, o desenvolvimento das cenas, como cada uma foi criada, seus ângulos, nuances e enquadramentos fizeram esta uma ótima escolha aplicação do 3D, característica que obviamente foi muito bem aproveitada pelos cinemas IMAX do mundo todo, onde o filme foi disponibilizado. Diferente de muitos que propõem mas pouco entregam, Os Fantasmas de Scrooge é verdadeiramente uma história imersiva, em que nos sentimos dentro da trama, vivendo o drama, as tristezas e as alegres descobertas do personagem principal.

Inclusive, é exatamente isso que faz essa história atravessar o tempo e merecer ser revivida tantas vezes. Ela fala sobre esperança, o sentimento que está lá mesmo quando o amor pelos outros ou o amor próprio falha. Esperança em acreditar nas mudanças verdadeiras e de como todo ano ela se disfarça de Natal para estar mais perto de nós.

Você também pode gostar...