Ao invés de focar no que Elementos não faz, é mais interessante observar o que ele consegue realizar. Esta comédia romântica animada utiliza uma alegoria para explorar temas como preconceito, imigração e as pressões que os filhos enfrentam para atender às expectativas dos pais. Embora não tenha a profundidade de alguns dos clássicos da Pixar, Elementos consegue entregar uma experiência cativante e emocional.
A ambientação em Cidade Elemento é um dos pontos fortes de Elementos. O filme nos apresenta a Faísca, uma jovem de fogo com um temperamento forte, e Gota, um elemental de água empático e sensível. A interação entre esses dois personagens é desenvolvida de forma doce e convincente, com uma química que transcende a simples atração entre opostos. O filme também toca em aspectos da experiência imigrante, como a tendência das minorias a formarem comunidades fechadas e o peso das expectativas dos pais sobre seus filhos. Embora a questão do racismo sistêmico esteja presente na sociedade de Cidade Elemento, não é o foco principal dos cineastas, e isso não deve ser visto como uma falha do filme.
Faísca é filha única de Bernie e Cinder, um casal imigrante que abriu uma loja de conveniência em Vila do Fogo. Trabalhando arduamente, mas com preconceitos enraizados contra outros elementais, Bernie e Cinder desejam o melhor para sua filha, o que, em sua visão, significa controlar seu temperamento explosivo e assumir o comando da loja. Faísca, sendo uma filha devota, sente-se obrigada a seguir os desejos dos pais, mesmo que isso não seja o que ela realmente quer para si mesma.
Por outro lado, Gota é filho de Brook Ripple, uma elemental de água que vive em luxo, mas mantém visões liberais em relação aos outros elementos. Trabalhando como inspetor, Gota conhece Faísca quando uma explosão de seu temperamento provoca a ruptura de canos de água na loja de seus pais. O atrito inicial entre eles rapidamente se transforma em amizade e, eventualmente, em algo mais profundo, conforme Gota ajuda Faísca a evitar o fechamento da loja. Contudo, o medo de como Bernie reagiria ao descobrir o relacionamento de sua filha com alguém de outro elemento pesa sobre Faísca.
A tensão cultural entre fogo e água é o principal eixo narrativo de Elementos, que opta por não ter um vilão tradicional. Bernie deseja o melhor para sua filha, embora sua visão seja limitada, e os outros personagens são, em grande parte, neutros ou prestativos. Como nas melhores comédias românticas, o foco está na interação entre os protagonistas e no desenvolvimento da tensão romântica. Alguns elementos da trama, como um portal com vazamento, servem mais como dispositivos narrativos que são deixados de lado após cumprirem seu propósito.
Apesar de existirem quatro elementos na narrativa, o foco principal de Elementos está no fogo e na água, com os elementais de ar e terra desempenhando papéis secundários. O tempo limitado do filme, que dura 103 minutos, não permite uma exploração completa das divisões culturais e intersecções dentro de Cidade Elemento, o que é um dos poucos pontos de decepção. A cidade é um lugar mais complexo e contraditório do que o que nos é mostrado.
Visualmente, Elementos é um espetáculo. Cada cena é rica em detalhes, com uma paleta de cores vibrante que enche os olhos. A animação da Pixar mais uma vez eleva o nível, criando um mundo onde há muito mais acontecendo do que podemos absorver em tempo real. A trilha sonora de Thomas Newman é discreta, não se destacando, mas cumprindo seu papel sem distrair da história.
Este é o segundo longa-metragem dirigido por Peter Sohn para a Pixar, e representa uma melhoria em relação ao seu trabalho anterior em O Bom Dinossauro. Sohn, que também tem créditos na história junto aos roteiristas John Hoberg, Kat Likkel e Brenda Hsueh, já afirmou que as raízes de Elementos estão em sua própria infância. Seus pais imigraram da Coreia para os Estados Unidos e abriram uma loja de conveniência no Bronx, e essa perspectiva autêntica da experiência imigrante transparece no filme, adicionando uma camada de profundidade à narrativa.
Nos cinemas, Elementos é precedido pelo curta-metragem Carl’s Date, uma sequência de 10 minutos de UP — Altas Aventuras, que traz uma das últimas performances de Ed Asner e funciona como um epílogo tocante para o clássico de 2009.