Homem-Formiga

Onde assistir
Sem trocadilhos, "Homem-Formiga" engrandece o Universo Cinematográfico Marvel

A Marvel vem fazendo apostas arriscadas ao longo dos anos. Quando lançou o seu primeiro Homem de Ferro, em 2008, era impensável que um personagem de segundo escalão, como Tony Stark, fosse alçado para os cinemas com as pompas de um longa-metragem grandioso. Deu certo e surgiram questionamentos do que viria a seguir.

O Incrí­vel Hulk, Thor e Capitão América cresceram as expectativas quanto aos filmes do estúdio, mas os riscos não diminuí­ram e as dúvidas de como os personagens se comportariam juntos no vindouro Os Vingadores, de 2012, eram o que mais se falava na Internet naquele momento.

Vingadores estreou se tornando uma das maiores bilheterias de todos os tempos e o novo risco do estúdio se tornou outro grande sucesso, Guardiões da Galáxia, de 2014. A história com Homem-Formiga, obviamente, não seria diferente. O personagem nunca foi um dos quadrinhos mais falados, mesmo o anti-herói nos quadrinhos sendo fundador dos Vingadores. E para piorar, a produção, que seria a primeira da Marvel Studios nos cinemas, lá em 2008, passou por alguns percalços, perdendo seu diretor às vésperas da filmagem no ano passado.

A boa notí­cia é que, tais percalços, não estragaram o produto final e, com o perdão do trocadilho, Homem-Formiga se tornou um GRANDE filme de um PEQUENO herói.

Paul Rudd, de Parks and Recreation, se esforça no papel do diminuto herói e se diverte quase nas mesmas proporções de Chris Pratt, em Guardiões da Galáxia. Mais uma vez a Marvel brinca com gêneros cinematográficos e o resultado é um filme de assalto charmoso e excêntrico, com um grande senso de humor e toques de ficção cientí­fica.

Embora Edgar Wright e Joe Cornish (diretor e roteirista originais do projeto, responsáveis por Scott Pilgrim Contra o Mundo e As Aventuras de Tintim, respectivamente) tenham deixado o projeto por “diferenças criativas”, suas marcas ainda estão presentes no longa, que ficou nas mãos de Peyton Reed, de Sim Senhor. O humor e o desenrolar são bastante caracterí­sticos dos filmes de Wright e Cornish.

Na trama, dotado com a incrível capacidade de diminuir em escala mas crescer em força, o ladrão e engenheiro elétrico Scott Lang (Rudd) precisa assumir o lado heroico e ajudar seu mentor, Dr. Hank Pym (Michael Douglas, de Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme), a proteger os segredos por trás do espetacular traje do Homem-Formiga de uma nova geração de ameaças. Contra obstáculos aparentemente intransponí­veis, Lang e Pym precisam planejar e realizar um assalto que salvará o planeta.

As relações pai/filha trazem peso dramático para o filme. Cassie Lang se torna a motivação para Scott Lang, enquanto Hank Pym e sua filha, Hope Van Dyne (Evangeline Lilly, da trilogia O Hobbit), acabam lançando discussão sob o dilema da falta de heroí­nas protagonistas no Universo Cinematográfico Marvel (quase um pouco de metalinguagem visto em tela), mas fato que deve mudar com a chegada de Capitã Marvel, em 2018.

As sequências de encolhimento vistas no filme são trazidas à vida de forma gloriosa, e as cenas de ação são bastante intrincadas, detalhadas e em algumas vezes, hilárias. Porém, a beleza do filme está nos respiros espalhados através destas cenas repletas de explosões e lutas. Homem-Formiga se mostra um “grande” filme pela sua opção de simplificar a trama e focar no lado humano dos personagens, mesmo que ele comece como um ladrão.

Mais um ponto positivo para a Marvel Studios, que mescla a origem de um herói com muita diversão, no filme mais “realista” já produzido pelo estúdio.

P.S.: Há duas cenas pós-créditos no filme, uma durante e outra após os créditos finais. Fique até as luzes acenderem e você sairá louco pela estreia de Capitão América: Guerra Civil.

Conheça os demais filmes da franquia

Clique nos pôsteres para ler nossa crítica sobre o filme.

HOMEM DE FERRO
(2008)

O INCRÍVEL HULK
(2008)

HOMEM DE FERRO 2
(2010)

CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR
(2011)

THOR
(2011)

OS VINGADORES
(2012)

HOMEM DE FERRO 3
(2013)

THOR: O MUNDO SOMBRIO
(2013)

CAPITÃO AMÉRICA 2: O SOLDADO INVERNAL
(2014)

GUARDIÕES DA GALÁXIA
(2014)

VINGADORES: ERA DE ULTRON
(2015)

HOMEM-FORMIGA
(2015)

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL
(2016)

DOUTOR ESTRANHO
(2016)

GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 2
(2017)

HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR
(2017)

THOR: RAGNAROK
(2017)

PANTERA NEGRA
(2018)

VINGADORES: GUERRA INFINITA
(2018)

HOMEM-FORMIGA E A VESPA
(2018)

CAPITÃ MARVEL
(2019)

VINGADORES: ULTIMATO
(2019)

HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA
(2019)

WANDAVISION
(2021)

FALCÃO E O SOLDADO INVERNAL
(2021)

VIÚVA NEGRA
(2021)

LOKI - 1ª TEMPORADA
(2021)

SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS
(2021)

WHAT IF...? - 1ª TEMPORADA
(2021)

ETERNOS
(2021)

HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA
(2021)

GAVIÃO ARQUEIRO
(2021)

CAVALEIRO DA LUA
(2022)

DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA
(2022)

THOR: AMOR E TROVÃO
(2022)

MS. MARVEL
(2022)

MULHER-HULK: DEFENSORA DE HERÓIS
(2022)

LOBISOMEM NA NOITE
(2022)

PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE
(2022)

GUARDIÕES DA GALÁXIA: ESPECIAL DE FIM DE ANO
(2022)

HOMEM-FORMIGA E A VESPA: QUANTUMANIA
(2023)

GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 3
(2023)

INVASÃO SECRETA
(2023)

AS MARVELS
(2023)

LOKI - 2ª TEMPORADA
(2023)